FROM THE BLOG

Yin e Yang

             A teoria do Yin Yang é uma estrutura conceitual que foi usada para observação e análise do mundo material na China antiga. A antiga teoria do Yin Yang foi formada nas Dinastias Yin e Zhou de (décimo sexto século – 221 a.C.). O termo Yin Yang apareceu primeiro no The Book of Changes:”Yin e Yang refletem todas as formas e características existentes no universo”.

Até o período da primavera e do outono (770 – 476 a.C.) e o período dos Estados Combatentes (475 – 221 a.C.), a aplicação da teoria do Yin Yang se aprofundou em todas as escolas de pensamento. Salientou-se no capitulo 5 do livro Plain questions: “Yin Yang são as leis do céu e da terra, o grande esqueleto de todas as coisas, os pais das mudanças, e raiz e o começo da vida e da morte…”.

Esta citação expressa a idéia que todos os eventos naturais e estados de ser estão arraigados no yin e no Yang e podem ser analisados pela teoria do Yin Yang. Esta, porém, não permite por si mesma referir a qualquer fenômeno concreto objetivo. É precisamente um método teórico para observação e análise dos fenômenos. Yin e Yang é uma conceituação fisiológica, uma maneira de generalizar os dois princípios opostos que podem ser observados em todos os fenômenos relacionados dentro do mundo natural. Podem representar dois fenômenos separados com naturezas contrárias, bem como aspectos diferentes e opostos dentro do mesmo fenômeno. Assim, o povo chinês antigo, no curso de sua vida cotidiana e trabalho, chegaram ao entendimento que todos os aspectos do mundo natural podiam ser compreendidos com tendo um aspecto dual, por exemplo, dia e noite, brilho e obscuridade, movimento e quietude, direção ascendente e descendente, calor e frio, etc. Os termos Yin e Yang são aplicados para expressar estas qualidades de condição dual e opostas. O capítulo 5 do livro Plain Questions declara: “Água e fogo são símbolos do Yin e Yang”. Isto significa que a água e o fogo representam os dois aspectos primários opostos e contraditórios. Baseado nas propriedades da água e do fogo, tudo no ambiente natural pode ser classificado com Yin ou Yang. Aqueles com as propriedades básicas do fogo, como calor, movimento, brilho, direção ascendente e externa, excitação e potência, pertencem ao Yang; aqueles com propriedades básicas da água, como frieza, quietude, obscuridade, direção descendente e interna, inibição e fraqueza, pertencem ao Yin. Adequadamente, dentro do campo de medicina, diferentes funções e propriedades do corpo são classificadas com Yin ou Yang. Por exemplo, o Qi do corpo que tem funções de movimento e aquecimento é Yang, enquanto o Qi do corpo tem funções de nutrição e umedecimento é Yin.

A natureza Yin Yang de um fenômeno não é absoluta, mas relativa. Esta relatividade é refletida de dois modos. Por um lado, sob certas condições, Yin pode mudar para Yang e vice-versa (a intertransformação natural do Yin e do Yang) e, por outro lado, qualquer fenômeno pode ser dividido infinitamente em seu aspecto Yin e Yang, refletindo sua própria relação intrínseca Yin Yang. O dia, por exemplo, é Yang, enquanto a noite é Yin. Porém, cada um deles pode ser classificado, posteriormente, como se segue: a manhã representa o Yang dentro do Yang, a tarde é o Yin dentro do Yang, a primeira metade da noite é Yin dentro do Yin e a segunda metade da noite é o Yang dentro do Yin. Esta diferenciação do mundo natural em suas partes opostas pode ser infinitamente levada em consideração.

Pode ser percebido, então, que Yin e Yang são ao mesmo tempo opostos em natureza e, todavia, mutuamente dependentes. Tanto se opõem como se complementam um ao outro, e existem dentro de todo o fenômeno natural. A MTC aplica os princípios do Yin Yang de interconexão e transformação continua para o corpo humano para explicar sua fisiologia e patologia e orientar o diagnóstico clínico e o tratamento.