TIN SAN CENTRO DE CULTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA DO BRASIL
A Acupuntura é uma terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflamatório e assim, aliviar dor e outros sintomas decorrentes de determinadas patologias.
A denominação Acupuntura é atribuída a um jesuíta europeu no século XVII que adaptou os termos chineses Zhen Jiu, juntando as palavras latinas Acum (que significa agulha) e Punctum (picada ou punção). A tradução literal, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu (moxa). A moxa ou mogusa (termo de origem japonesa) é confeccionada com as folhas secas da planta Artemisia sinensis, usada na moxibustão, ou seja, queima de pequenas porções desse vegetal associada ao tratamento com as agulhas.
Acus = Agulha / Punctura = Picada
Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tomou a decisão de indicar o tratamento acupuntural na terapia do resfriado, da amigdalite aguda, da enxaqueca, da nevralgia do trigêmio, da ciatalgia, da gastrite aguda e crônica, da constipação, da odontalgia e outras, num total de 43 enfermidades.
A acupuntura trata as doenças por meio de agulhas. Consiste em inserir uma agulha metálica finíssima de corpo longo em determinados pontos, aplicando certos meios de manipulação para produzir sensações no paciente, intumescimento, distensão e sensações de peso, com a finalidade de minimizar ou curar uma enfermidade.
A moxa, como o próprio nome indica, trata a enfermidade cauterizando ou aquecendo. Esta terapia consiste em aplicar cones ou bastões acesos feitos com folhas secas e enroladas com Artemísia sobre determinadas regiões da pele com o propósito de minimizar ou curar a enfermidade.